/ trabalhar

Como os coworkings estão revolucionando o nosso jeito de trabalhar

Que o coworking já deixou de ser tendência e está consolidado como um espaço produtivo de trabalho, você já deve estar cansado de saber.

Os números do setor – sempre em expansão – mostram que esses escritórios compartilhados vieram para ficar.

Definitivamente.

Só no Brasil, o aumento no número de coworkings foi de 52% de 2015 para 2016, e 114% de 2016 para 2017, segundo o Censo Coworking Brasil, realizado pelo Coworking Brasil em parceria com a Movebla e a Ekonomio.

Levando em conta esse cenário de pura expansão, gostaríamos de propor uma reflexão sobre como o coworking está criando uma nova filosofia de trabalho e – por que não? – de vida.

Uma nova forma de trabalho ?‍?

O coworking está revolucionando o jeito como trabalhamos ao proporcionar um ambiente para a troca de ideias, relacionamentos e projetos.

Muito além da comodidade de ter um lugar para tocar seu negócio a um preço acessível, as pessoas acabam impactando a vida umas das outras de uma forma muito positiva. Isso tudo graças ao networking e à colaboratividade.

As práticas do coworking também têm sido incorporadas por grandes corporações. Natura e Johnson & Johnson são exemplos de empresas que estimulam a interação entre pessoas de diferentes áreas. Outras, por sua vez, já chegaram à conclusão que os funcionários podem trabalhar de onde quiserem. Basta um computador ou um celular conectado à Internet, além de muita disciplina por parte do profissional.

Crescimento além da crise econômica ?

O coworking deu tão certo que é um dos mercados que têm conseguido crescer apesar da crise econômica.

Pessoas que perderam empregos começaram a empreender. Os escritórios compartilhados apareceram então como uma alternativa viável para os novos empreendedores fixarem seus negócios.

Tudo isso por causa da comodidade de pagar uma mensalidade e ter acesso à toda infraestrutura necessária. Sem contar nas infinitas possibilidades de relacionamento profissional, como já ressaltamos acima.

Os altos custos de aluguel e manutenção de espaços comerciais fizeram com que grandes empresas também levassem parte de suas equipes para os coworkings.

Por causa disso, muitos desses escritórios passaram a oferecer salas privativas, além de outros serviços voltados ao mundo corporativo.

Novas tendências para um novo mercado ?

Outra característica que torna o coworking ainda mais interessante é que alguns espaços têm oferecido atividades extras aos coworkers. Através de uma mensalidade fixa, eles contam com serviços extras, como aulas de spinning, yoga, acesso a cafés e livrarias. Ótimas opções para dar uma relaxada, não é mesmo?

Os coworkings também têm apostado na segmentação. São vários os espaços que concentram no mesmo ambiente empreendedores, serviços, recursos e conteúdos focados em uma determinada área de atuação. Tem coworking para designers, arquitetos, mães, advogados e até chefs de cozinha.

Os coworkings temporários ?

Os coworkings temporários também mostram o quanto esse novo modelo de espaço de trabalho tem influenciado as nossas relações de trabalho. Alguns proprietários de bares, cafés e restaurantes transformaram seus estabelecimentos em estações de trabalho nos períodos em que não estão abertos ao público.

O resultado é favorável para todo mundo.

É uma forma desses estabelecimentos conseguirem uma renda extra e, para os profissionais, é um espaço muito mais atrativo e estimulante para trabalhar. E mais: o custo-benefício é excelente. Ou seja, uma opção super promissora nesses tempos de crise econômica, tanto para quem oferece o serviço quanto para quem usa.

O Futuro do Trabalho ⏳

Coworkings são um tipo de negócio que têm tido um crescimento excepcional nos últimos anos. A larga adoção desses espaços mostra como as dinâmicas do trabalho estão mudando. Acredita-se que essas dinâmicas continuarão a mudar, conforme novas tecnologias sejam inseridas no mercado. Cada vez mais, os profissionais deverão se adequar às mudanças.

E você e sua empresa? Estão preparados?

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Como os coworkings estão revolucionando o nosso jeito de trabalhar
Share this