/ google

Como os micro-momentos estão mudando as dinâmicas do marketing? (Parte 1)

No mundo atual, estamos super conectados à internet e somos muito impactados pelo marketing digital. Em meio a tantas informações, ganhar a atenção das pessoas tem sido cada dia mais difícil. Afinal, seja no almoço, no metrô ou no barzinho, não é difícil ficar grudado nos smartphones.

Mas você já se questionou sobre o que leva alguém a pegar o celular e pesquisar alguma coisa? Geralmente, o usuário não planeja a pesquisa de alguma coisa. Ele simplesmente tem uma necessidade e, automaticamente, procura por soluções na web - e o Google batizou essas situações de micro-momentos!

Micro-momentos mudam a relação de consumo

Esses hábitos têm recebido cada vez mais atenção dos profissionais de marketing digital. Afinal, eles são tão importantes que estão mudando as dinâmicas do marketing na atualidade! Vejamos, neste artigo, os diferentes tipos de micro-momentos, segundo o Google. Acompanhe.


Micro-momento “eu quero saber”

Antes dos smartphones, o acesso à informação era bem mais complicado. As pessoas precisavam recorrer aos computadores de mesa, notebooks, livros, jornais, revistas etc. Agora, o acesso a qualquer informação está na ponta dos dedos, devido à facilidade tecnológica.

Dada a natureza curiosa dos seres humanos, o “eu quero saber” é um dos micro-momentos mais comuns! Afinal, ele diz respeito às situações em que precisamos nos informar, seja para saber sobre as últimas notícias, checar a previsão do tempo etc.


Micro-momento "eu quero ir"

Se perdeu no caminho? Lá vai você pegar o seu celular e se enquadrar em mais um micro-momento: o “eu quero ir”. Afinal, ele se refere à necessidade de encontrar informações sobre deslocamento! Temos como alguns exemplos a busca por endereços, trajetos e locais ou situações, como a busca pelo melhor caminho para casa, a fuga do trânsito e a localização de endereços próximos a você.


Micro-momento "eu quero fazer"

Quer pendurar um quadro na parede, fazer um bolo de cenoura ou um reparo simples sem recorrer a ninguém? Temos certeza que, antes de tudo, você vai pegar o seu smartphone e pesquisar sobre como fazer alguma dessas atividades. Afinal, a internet está repleta de guias do tipo “faça você mesmo”.

Sendo assim, podemos concluir que as pessoas estão começando a ter mais autoconfiança para executar tarefas por conta própria (mesmo não sendo experts), devido ao fácil acesso à informação.


Micro-momento "eu quero comprar"

Esse micro-momento ocorre quando você está querendo comprar alguma coisa e pega o celular para obter mais informações sobre o produto ou para comprá-lo. E o mais legal desse hábito é a modificação que ele gerou na mecânica de compras e vendas da sociedade!

Deduzimos isso ao notar que a busca por reviews de produtos e as consultas em sites de reclamações é quase automática no processo de decisão de compra atual. Ou então, ao perceber que dispensamos a ajuda do vendedor para pegar nosso smartphone e pesquisar sobre o item por conta própria.


Este artigo introduziu o conceito de micro-momentos e deu uma explicação geral sobre eles, mas não terminamos aqui! Na segunda parte, vamos ver como as empresas e os profissionais de marketing digital podem se beneficiar com o novo conceito de micro-momentos para aumentar cada vez mais seus resultados. Veja como a Configr pode te ajudar e até a próxima!

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Como os micro-momentos estão mudando as dinâmicas do marketing? (Parte 1)
Share this