/ texto na web

Como escrever texto para web?

A comunicação em formas de palavras: Texto na Web

Se você está aqui lendo esse artigo, existe uma imensa possibilidade de gostar de escrever, expor ideias e utilizar o poder das palavras.

A arte de escrever requer um esforço, um suor mental e uma boa base das experiências vividas. Quando digo experiências, são desde algo corriqueiro, a livros, filmes, viagens, ou seja, a vida.

Pois se existem palavras para serem escritas, elas vão exigir uma essência. Como se as mesmas tivessem uma vida própria.

Escrever melhor

Vamos começar. Muitas pessoas acreditam que escrever é algo fácil, mas pra quem escreve sabe que não é bem assim.

Muitos cometem o erro de achar que usar muitas palavras é comparável a escrever. Pois pra quem realmente acha, (não) sinto em desapontá-lo que isso não é verdade.

É preciso que o texto seja limpo, coerente e de agradável leitura. Gosto de uma frase do filme Brilho eterno de uma mente sem lembrança em que o personagem diz: 

Falar o tempo todo não é necessariamente se comunicar.”

Acaba sendo o caso citado mais acima, sobre colocar muitas palavras juntas e não fazer sentido. Não havendo uma sintaxe.

**Passos importantes: **Para fazer um bom texto, é preciso seguir alguns passos:

Pauta definidaÉ fundamental que já tenha uma pauta definida, seja por você ou através de reuniões com sua equipe de trabalho.

TemaÉ um passo importante. Terá um norte para começar o texto.

PersonaPesquise. Para quem? Qual é o público? Qual o tamanho do artigo? São alguns questionamentos que vão te ajudar a começar. Crie a persona.

Palavra-chaveUtilize palavras-chave, novamente pesquise, veja quais as palavras são mais utilizadas por usuários que vão procurar sobre o tema.

Linguagem adequada ao público-alvoQual é a idade? Qual o estilo? O que essa persona gosta de fazer? É uma linguagem mais formal? Mais descolada?

ReferênciaSaiba para quem será escrito o texto. Monte uma estrutura para colocar suas ideias, um brainstorm próprio. Isso vai facilitar a escrita.

Lembre-se que uma boa referência é a chave para atiçar curiosidade de alguém.

—PROCURE SEMPRE APRENDER MAIS—

Se você for trabalhar como freelancer ou fixo, demonstre sempre vontade de aprender mais, descobrir novos conteúdos e lembre-se de pesquisar as palavras-chaves para fazer o leitor chegar até o seu texto.

É um investimento próprio conhecer mais! Para ter uma ótima produção web, não podemos esquecer de 5 grandes amigos de quem quer arrasar nesse mundo:

CTA  — Abreviatura do inglês call to action. O próprio nome já diz, consiste em você conseguir que o seu cliente tenha uma interação com seu website. Para converter mais os clientes.

Leads — Nunca devem ser esquecidos! Entenda quem frequenta o seu website e  acerte em cheio o seu público-alvo.

SEO — Pesquise por palavras para melhorar o posicionamento do website em sites de buscas na forma orgânica.

Inbound marketing  — Estude sobre inbound marketing para atrair voluntariamente clientes ao website.

Persona  —Aprenda que criar uma persona  é super estratégico.  Afinal  são públicos específicos para os quais você vai escrever.

Você como um redator web terá a oportunidade de trabalhar em casa, mas lembre-se que isso também traz responsabilidades e disciplina.  Escreva, escreva muito, pratique! Encare as críticas como uma maneira de crescimento.

Aproveite para sair da zona de conforto, estude temas que são desconhecidos no seu meio, nunca sabemos quando pode surgir uma oportunidade e quando aparecer, você já vai com uns 3 passos a frente.

Aprimore-se. Procure cursos online, tutoriais , livros, complete-se, procure entender mais a língua nativa, por que cá entre nós, a gente sabe que o português não é uma língua tão fácil assim, né ?

Alex Medeiros

Alex Medeiros

Apaixonado por comunicação e marketing digital, criatividade e inovação. CMO na Configr e mestrando na FCSH.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Como escrever texto para web?
Share this