/ cdn

Você precisa de CDN, AGORA!

Você já parou pra pensar em como o Youtube e o Facebook sustentam uma quantidade enorme de acessos para conteúdos pesados (vídeos, GIFs, imagens etc),enquanto pequenos blogs vivem caindo? A resposta disso tudo é a CDN, a pequena sigla que trataremos neste artigo.

Ela significa Content Delivery Network (ou Rede de Distribuição de Conteúdo,em português) e trabalha com o armazenamento de conteúdo que forma uma teia de servidores, digamos assim. Ou seja, na realidade o Facebook, o Youtube e muitos outros sites não estão sediados em um único servidor!

É isso mesmo que você acabou de ler! Essas redes e diversas outras utilizam a CDN para maximizar o seu desempenho e oferecer a melhor experiência possível para o usuário. Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue lendo este artigo e descubra!

O que é a CDN?

Apesar do termo parecer complicado a princípio, a CDN tem um conceito muito simples. Ela basicamente distribui todo o conteúdo de um determinado site para toda a internet de maneira rápida e descentralizada. Isso é feito por meio de diversos data centers espalhados pelo mundo que fazem essa distribuição.

Ou seja, o Facebook está hospedado em um determinado servidor de origem que gera diversas cópias para as CDNs localizadas ao redor do mundo. Sendo assim, os brasileiros acessam o Facebook pela CDN do Brasil, não pelo servidor principal, visualizando uma cópia completa da rede social em muito menos tempo.

Para você entender facilmente, façamos uma analogia: imagine que você comprou um celular pelo site de uma loja europeia. Aqui, o celular comprado deve ser enviado da Europa para o Brasil e esse processo certamente demorará dias e talvez meses, dependendo da burocracia.

Agora imagine que você comprou esse celular de um site europeu, mas que tem uma filial brasileira com o seu smartphone em estoque. Essa sede nacional poderia enviar o produto com muito mais rapidez, pois tem um endereço mais próximo da sua casa.

E é basicamente isso que acontece na lógica da CDN! O servidor principal é essa loja europeia, o seu celular é o site que você irá acessar e a CDN é a sede brasileira da loja. Ou seja, por seu computador estar muito mais perto do endereço intermediário, seu “produto” (o site) chegará rapidamente.

Vantagens de utilizar uma CDN

Como já foi dito, a CDN oferece muito mais velocidade por estar mais próxima do usuário. Dependendo da localização de ambos, a diferença pode chegar até mesmo a segundos! Mas é claro que a sigla não representa apenas isso. Existem muitos outros benefícios, tais como:

Segurança
Um CDN tem recursos de segurança para lidar com tráfego suspeito advindo de scripts e bots maliciosos. Ela entende rapidamente a finalidade desses invasores e detecta a ação, anulando-a.

Além disso, os famosos ataques DDoS também são diminuídos, pois os CDNs já têm proteção natural contra eles. Aliás, algumas empresas de hospedagem já oferecem segurança contra esse problema, mas é sempre bom ter uma confiança a mais, né?

Ganho de performance
Quando falamos de velocidade, você já deve ter pensando na performance, mas a CDN também impacta em outro sentido. Esse ganho geral no site acontece porque uma cópia estática de todas as páginas é enviada ao requisitante, ao invés do conteúdo dinâmico (vídeos, imagens etc).

Isso faz com que, em quase todos os casos, os dados não precisem sair do servidor principal, mas sim da CDN. Ou seja, muitos usuários não chegam nem perto da base de dados, fazendo com que o consumo do servidor inicial seja reduzido drasticamente.

Facilidade em lidar com tráfego alto
Com uma CDN, seu site estará muito mais preparado para aguentar altas cargas de tráfego. Afinal, ele suporta até mesmo um ataque DDoS! Isso sinaliza a possibilidade de diversos acessos sem quedas ou lentidão, como dito anteriormente.

Sendo assim, um site que ofereça cópias estáticas (como blogs, por exemplo)do próprio conteúdo podem ter muitas vantagens com uma CDN. Ainda mais pelo fato de não estarem em uma hospedagem compartilhada!

Qual é a importância da CDN?

Ver vídeos de gatinhos no Facebook? Esquece. Acessar podcasts super legais sobre o universo e o cosmo? Esquece. Ver vídeos aulas no Youtube? Esquece. Ouvir músicas novas dos seus artistas preferidos logo quando eles lançarem? Esquece! Basicamente, sem as CDNs, muitos sites que conhecemos hoje não existiriam.

Alguns deles até poderiam existir, mas teriam uma navegação muuuuuito lenta ou poderiam até mesmo ser pagos. Afinal, talvez seria inviável para o Facebook manter um servidor em cada região do planeta para que todos acessem a rede gratuitamente, rapidamente e tendo a melhor experiência possível.

E não precisamos ir tão longe para isso. O Brasil é um país enorme, logo, lojas com alcance nacional precisam ter CDNs para continuar gerando vendas nos seus e-commerces, sem quedas ou lentidões.

A tecnologia também impacta diretamente nas finanças dessas empresas. Afinal é mais barato ter várias CDNs, criando uma teia de servidores, do que ter diversas máquinas físicas espalhadas pelo país.

Quanto uma CDN custa?

Reconhecemos (de verdade!) que a CDN pode parecer algo de outro mundo e, por isso, caríssima. Mas na realidade existem algumas opções gratuitas e pagas. Os planos pagos podem variar muito o valor, como o da GoCache que custa R$ 99 por mês, ou o da MaxCDN que custa US$ 9 dólares mensais.

Algumas empresas que oferecem hospedagem cloud server também tem esse serviço (gratuitos ou não). É importante ficar atento a qualidade do serviço. Na Configr, os nossos clientes podem ter CDNs de alta qualidade gratuita e configurada em poucos cliques!

Além disso, com a nossa hospedagem você pode customizar totalmente as funcionalidades da sua CDN, tendo liberdade para configurar tudo que for necessário de acordo com as necessidades do seu negócio. Legal, né?

Portanto, ao pensar em contratar esse serviço, leve a sua hospedagem em consideração pensando se uma solução cloud pode ser melhor pra você. Além disso, lembre-se que ter um serviço de CDN pode impactar diretamente as suas conversões e as dos seus clientes. Configr pode te ajudar nisso!

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Você precisa de CDN, AGORA!
Share this