/ cdn

Seu site está lento? Saiba como uma CDN pode te ajudar!

Se você é dono ou administrador de sites, é possível que já tenha enfrentado problemas como lentidão, quedas, baixa performance e instabilidades.

E é bem possível que você ou alguns dos seus clientes ainda estejam passando por esse tipo de problema, certo?

A pior parte é que eles levam à perda de acessos e potenciais clientes, além da desvalorização da autoridade e da imagem do seu site na internet!

As causas dessas instabilidades são inúmeras, mas duas das principais são:
? Quantidade de usuários acessando o site simultaneamente;
? Má qualidade do servidor onde o site está hospedado.

Para situações onde o problema é a má qualidade ou sub-dimensionamento do servidor de hospedagem do site, é recomendada a utilização de uma hospedagem Cloud Server de qualidade.

Se você enfrenta esses problemas e busca uma solução, pode ficar tranquilo!

Ela existe e foi criada justamente para minimizar estes problemas.

O nome da solução é CDN e nesse artigo você vai conhecer tudo sobre ela, além de aprender como utilizá-la para melhorar a performance do seu site!

Afinal, o que é a CDN? ?

CDN é a sigla para Content Delivery Network, que em tradução livre pode ser chamada de Rede de Distribuição de Conteúdo.

A CDN é basicamente uma rede composta de diversos servidores em vários lugares do mundo, onde cada um possui cópias de sites e aplicações web prontamente disponíveis para serem acessadas.

Você pode estar se perguntando qual a necessidade destas cópias em servidores diferentes ao redor do mundo, certo?

Uma das razões é diminuir o tempo de carregamento do site, aplicação, serviço de streaming etc.

Com isso, os usuários do site terão uma experiência bem melhor, diminuindo as chances de sobrecarga e travamento do site ou aplicação, melhorando sua performance e evitando que os usuários enfrentem problemas de quedas e lentidão devido às cópias em vários servidores online!

Basicamente, quando você acessa um site que utiliza uma CDN, seu navegador irá fazer o download da cópia do site que estiver no servidor da CDN mais próximo de você!

Assim, o tempo de carregamento do site será extremamente reduzido, permitindo que você tenha sempre uma boa experiência de usuário, livre de lentidão e instabilidades.

Para que você compreenda melhor o impacto que uma CDN pode ter em um site, vamos analisar um exemplo fictício:
Vamos supor que você está no Brasil e quer acessar um site que não utiliza uma CDN, estando localizado em um servidor de hospedagem na Rússia. Você digitará o domínio do site no navegador que fará uma requisição até o serviço de DNS.

Este, por sua vez, vai informar o endereço IP do site hospedado na Rússia, enviará uma requisição até este IP e (se tudo der certo nesse processo!) seu navegador irá fazer o download da página do site para que você possa vê-lo.
Parece complicado, né?

Como você deve ter imaginado, todo esse processo vai demandar um pouco de tempo.

Afinal, quanto mais distante fisicamente o servidor de hospedagem do site estiver, maior será o tempo que esse processo irá levar e menor será a performance.

No entanto, se esse site utilizasse uma CDN, o seu navegador faria o download de uma cópia em um servidor da CDN localizado geograficamente mais próximo de você, ao invés de fazer o download do site localizado lá na Rússia.

Legal, né?

Isso faria o tempo do carregamento do site ser extremamente reduzido!

Benefícios da CDN para o seu site ?

Engana-se quem pensa que o uso de uma CDN só traz maior velocidade no tempo de carregamento do site.

Apesar desse benefício já ser algo ótimo (inclusive ajudando o seu site a obter melhor posicionamento no Google!), os benefícios da CDN vão muito além.

1. Melhora do desempenho e da performance ⬆️

Além do aumento na velocidade de carregamento do site, o uso de uma CDN pode impactar diretamente na melhoria do desempenho do site e de suas aplicações.

Isso se dá por causa do tipo de armazenamento que a CDN faz ao criar cópias estáticas das páginas.

Assim, a necessidade de utilizar o poder de processamento do servidor fica extremamente reduzida, pois as páginas armazenadas nos servidores da CDN já foram processadas e compiladas pelo original, já estando prontas para serem acessadas.

Esse comportamento da CDN reduz dramaticamente o número de requisições ao servidor original, que vai ter menos demanda de processamento.

Além disso, a maior velocidade de carregamento das páginas, junto com as páginas estáticas, acabam reduzindo as requisições de diversos usuários ao mesmo tempo, evitando picos de sobrecarga.

2. Segurança ?

Ao utilizar um servidor de hospedagem Cloud Server e uma CDN de qualidade, seu site estará muito mais seguro.

Ele estará preparado para se proteger contra scripts maliciosos e tráfego de origens suspeitas e para lidar com ataques hackers que utilizam técnicas de ataque de negação de serviço, também conhecidas como ataque DDoS.

Esse ataque acontece quando um hacker utiliza uma quantidade enorme de computadores e servidores infectados para fazer requisições em massa a um site, visando retirá-lo do ar.

Um exemplo recente desse problema é o que ocorreu quando diversos servidores que hospedavam sites de órgãos do Governo Brasileiro foram tirados do ar.

3. Capacidade para muitos acessos ?

Muitos sites sofrem com quedas causadas pelo “sucesso”, principalmente se estiverem em hospedagens compartilhadas que possuem baixa performance e tolerância à picos de tráfego.

No entanto, além de todos os benefícios previamente citados, ao utilizar uma CDN o seu site será capaz de lidar com um grande número de acessos sem ficar fora do ar.

Lembre-se que hoje em dia a internet está presente na rotina da população mundial e com a grande quantidade de memes e engajamento social, um site pode se tornar viral e fazer sucesso de uma hora pra outra.

Já pensou, se isso acontece e ao invés de você lucrar, seu site acaba saindo do ar? Como dizem por aí: tenso!

Como utilizar CDN na Configr ☁️

Muitas pessoas podem pensar que o processo de habilitação de uma CDN de qualidade para seu site pode ser extremamente difícil e caro, mas na realidade é bem simples e acessível!

A Configr tem vasta experiência com servidores e hospedagem Cloud Server de alto nível, oferecendo a habilitação da CDN para seus clientes de maneira rápida e fácil.

A habilitação da CDN para seu site na Configr é feita com apenas um clique! Incrível, né?

Além disso, você pode customizar as funcionalidades da sua CDN com extrema facilidade.

Com isso, você terá toda a liberdade para configurar o seu site e a CDN de acordo com as suas necessidades.

É certo: a utilização de um bom servidor de hospedagem Cloud Server, bem como a utilização de um serviço de CDN, são ótimas maneira de garantir o bom funcionamento e performance do seu site.

Com isso, você pode aumentar suas conversões e aquisição de clientes, além de ter mais segurança contra ataques hackers e menos instabilidades.

Tendo toda essa base forte por trás do seu site, você poderá se focar no que é realmente importante, que são os aspectos essenciais da sua empresa!

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Seu site está lento? Saiba como uma CDN pode te ajudar!
Share this