/ laravel

Por que Laravel se tornou uma das melhores opções para quem trabalha com aplicações em PHP

  • Atualizado em 26/06/2019

Se você é programador já deve ter ser perguntado "será que preciso de mais um framework php?" A resposta é sim, se ele for tão bom e prático o Laravel é!

O Laravel é extremamente fácil de usar, desde a instalação até sua utilização. Tudo pensando para que escreva quantidade mínima de código, ou, se preferir, escreva apenas códigos relacionados a regras do negócio.

Neste artigo você vai ver como o Laravel, com suas várias funcionalidades, se tornou uma das melhores opções para quem trabalha com aplicações PHP.

Histórico do Framework Laravel ⏰

Antes de contar a história do Framework Laravel, você precisa entender o que é um Framework. Vamos lá?

Em linguagem simples, um framework é basicamente um modelo com estrutura e padrões de desenvolvimento bem definidos, unindo códigos com diversas funções comumente utilizadas, servindo de base para desenvolver aplicações com estrutura padronizada e maior produtividade no processo de desenvolvimento. Simples, né?

Desenvolvedores que utilizam o PHP profissionalmente, com prazos apertados e necessidade de padrões de desenvolvimento bem estabelecidos e otimizados, precisam utilizar Frameworks.

O Laravel é um framework poderoso, livre e de código aberto, desenvolvido em 2011 por Taylor B. Otwell para o desenvolvimento de aplicações em PHP com a arquitetura MVC (model, view, controller).

Lançado sob a licença MIT e tendo seu código-fonte hospedado no GitHub, rapidamente conquistou a preferência da comunidade de desenvolvedores, chegando a ser listado como o framework mais popular entre os desenvolvedores, de acordo com uma pesquisa feita pela SitePoint em 2015.

O Laravel passou por diversas melhorias e atualizações, tendo sua segunda versão liberada em novembro de 2011 e a terceira versão disponibilizada em fevereiro de 2012.

Em maio de 2013 foi lançado o Laravel 4, versão totalmente reescrita do framework, contendo mudanças importantes como a alteração de layout, passando a utilizar o Composer para o gerenciamento de dependências.

Todas estas mudanças foram feitas visando oferecer o melhor à comunidade de desenvolvedores.

Atualmente, o Laravel encontra-se em sua versão 5.8, sendo tão completo que passou a ser considerado um verdadeiro ecossistema para o desenvolvimento de aplicações e web services em PHP. Inclusive, o PHP é uma das linguagens de programação mais utilizadas no mundo, sendo utilizada por 79% dos websites.

Seu número de utilizadores continua aumentando graças à enorme quantidade de recursos e funcionalidades disponibilizadas, bem como pela otimização oferecida aos desenvolvedores em seus projetos de aplicações e web services.

Funcionalidades do Laravel ?

O Laravel é completo e possui inúmeras funcionalidades, sendo esse um dos fatores que contribuiu em grande parte para sua popularidade.

O estímulo e direcionamento do framework para a escrita de códigos bonitos e refinados, utilizando o padrão PSR-2 e obedecendo às boas práticas de escrita também foi outro fator importante nesse sentido. Aliás, seu slogan demonstra isso muito bem: “O framework PHP para artesãos Web”.

Mas nem só de códigos bonitos vive o Laravel! Além de sua elegância, ele também é capaz de fornecer diversos recursos e funcionalidades aos profissionais de programação que terão um enorme acervo de soluções diante deles.

Soluções como o sistema de rotas (que mapeia as requisições HTTP do sistema para as áreas responsáveis por tratá-las) melhoram o desempenho dos sistemas, facilitando e muito a vida do desenvolvedor.

Além do sistema de rotas, esse framework também possui o Laravel Authentication. Ele é um módulo completo de autenticação de usuários, permitindo que um sistema de login possa ser implementado rapidamente. Dessa forma, muito tempo e esforços do desenvolvedor acabam sendo poupados, permitindo que ele foque nas áreas mais complexas dos seus sistemas.

Além disso, existe também o Blade Engine. Este é um sistema de templates responsável pela padronização da parte visual da aplicação, possibilitando maior otimização na construção de templates e facilitando a reutilização de códigos.

O Laravel também conta com o Eloquent, seu ORM padrão. Ele simplifica as interações e manipulações da aplicação com o banco de dados ao representar as tabelas como classes Model e permitir que o desenvolvedor possa programar a aplicação sem precisar escrever código SQL puro diretamente no código, efetuando as interações com o banco de dados através dessas classes.

Caso o desenvolvedor não se sinta à vontade na utilização do Eloquent, ainda existe a funcionalidade do QueryBuilder que permite a fácil criação de SQL querys para operações com o banco de dados.

As funcionalidades do Laravel são tantas que não é possível explicar profundamente uma a uma neste artigo sem deixá-lo extremamente extenso e cansativo.

Afinal, não queremos que você durma aqui, né? Então, veja abaixo algumas das principais funcionalidades para que depois você possa fazer suas pesquisas:

Blade

Artisan

Facades

Laravel Mix

Autenticação Nativa

Service Container e Injeção de Dependências

Laravel Passport (OAuth2 Server)

Validation

Laravel Scout (integração com *search engines*)

Queue

Laravel Echo (Web Sockets)

Cache

E-mail

Laravel Dusk

Helpers para testes automatizados

Features

Viu como são muitas funcionalidades? O mais legal é que essas são só as principais! O Laravel é realmente completo e não conquistou a comunidade de desenvolvedores à toa!

Crescimento do Framework Laravel ?

Mesmo com o passar dos anos, o interesse e a adesão ao uso do Laravel só tem crescido.

Uma rápida análise no Google Trends mostra que o interesse pelo termo “Laravel” tem continuamente aumentado nos últimos 5 anos, mesmo com diversos frameworks concorrentes no mercado disputando a preferência dos desenvolvedores.

Na imagem abaixo vemos a superioridade das pesquisas acerca do Laravel no Google em relação aos principais concorrentes:

comparativo_laravel

Esse crescimento no interesse pelo Laravel é motivado, em grande parte, pela forte comunidade que abraçou este framework como ferramenta de trabalho e contribuiu para que ele evoluísse e fosse alcançando cada vez mais excelência.

Outros atributos como a segurança do framework, documentação clara e completa, desempenho, arquitetura e grande quantidade de funcionalidades fornecidas também foram determinantes para o sucesso e crescimento do Laravel no decorrer dos anos.

Baseado na tendência de crescimento do interesse por este framework, é razoável afirmar que a tendência é que o Laravel mantenha seu posto de queridinho da comunidade por muito tempo, continuando a crescer cada vez mais.

Laravel na Configr ?

Focada no que há de melhor no mercado e nas mais avançadas tecnologias, a Configr oferece suporte ao Laravel, permitindo que você possa o instalar facilmente em uma Cloud Platform para construir suas aplicações com todo o potencial necessário para o seu sucesso.

A Configr tem Cronjobs configurados seguindo as melhores práticas de conversão, sistema de gateway de e-mail integrado com 100.000 e-mails grátis todos os meses, além de um ambiente de última geração com cloud server próprio, ip dedicado e processamento exclusivo.

Com isso, as suas aplicações em Laravel estarão com todos os recursos necessários para brilhar!

Além disso, instalando seu Laravel utilizando nosso cloud automatizado, você estará desfrutando de todo o potencial tecnológico, de segurança, arquitetura e funcionalidades do Laravel em suas aplicações e web services.

Afinal, para que uma aplicação poderosa possa funcionar em seu pleno potencial, deve-se utilizar uma base sólida e segura que garanta que a aplicação esteja sempre online.

Conclusão ✔️

Como podemos ver, Laravel se tornou uma das melhores opções para quem trabalha com aplicações em PHP.

Não só pela sua popularidade, mas sim pela sua ampla gama de recursos oferecidos ao desenvolvedor, sua redução do tempo de desenvolvimento e seu impacto no orçamento do projeto.

No final das contas, quem está ganhando com o uso do Laravel é a sua empresa e o consumidor final que estará usufruindo de aplicações estáveis e seguras.

Sempre desenvolvidas e funcionando com o máximo potencial possível, principalmente se implementadas em Cloud Platforms seguras e estáveis.

Veja como a Configr pode te ajudar na utilização do Laravel em suas aplicações em PHP!

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Por que Laravel se tornou uma das melhores opções para quem trabalha com aplicações em PHP
Share this