/ cloud server

Entenda mais a importante relação entre Cloud Computing um e-commerce

Atualizado em 11/11/2019


Assim como o Cloud Computing, o e-commerce é relativamente novo. Ambos surgiram no início dos anos 2000, ganhando notoriedade com a evolução da internet e hoje, mesmo sem que percebamos, eles estão no nosso dia a dia quando navegamos na web.

O e-commerce no Brasil tem se tornando cada vez maior e as pessoas vêm perdendo o medo de comprar online, desta forma fomentando o comércio eletrônico. Um exemplo disso é que as vendas em e-commerces cresceram 12% no 1º semestre de 2019, isso significa um total de R$ 26,4 bilhões.

Para que seu e-commerce esteja dentro dessa faixa de crescimento e vendas ele precisa ter uma infraestrutura que garanta segurança, alta disponibilidade e performance aos visitantes. Afinal, quem compra online quer a garantia de que seus dados estarão seguros, além de que irá receber aquilo que comprou, não é mesmo?

Para tal é necessário se aliar a tecnologias que auxiliem neste processo e aí o Cloud Computing pode ajudá-lo. E neste artigo você verá porque o Cloud Computing é importante para o E-commerce e entenderá mais sobre a relação dos dois.

Vamos lá?

Com o Cloud Computing você foca no que realmente importa: o seu negócio.

Antes de continuarmos, preciso te explicar o que afinal é o Cloud Computing.

Cloud Computing ou Computação em nuvem é a tecnologia que utiliza grandes estruturas remotas para armazenar dados, executar projetos, e manter sistemas corporativos em diversas escalas por meio da conectividade à internet. Pode ser desde um software que você acessa através de um endereço, como o gmail.com, por exemplo, até sistemas mais robustos desenvolvidos por n razões.

Uma utilidade bem famosa do Cloud Computing é a Hospedagem em nuvem, tecnologia que é capaz de fornecer grande disponibilidade aos sites hospedados.

Agora, voltando ao tema deste artigo...

Implementando seu e-commerce baseado na computação em nuvem, não será demandado um grande trabalho especializado em Tecnologia da Informação (TI) por parte da sua empresa. Pois a infraestrutura necessária é responsabilidade da empresa provedora dos serviços em nuvem.

Assim, preocupações com disponibilidade dos serviços, adequação de tamanho alocado, manutenção e etc, por exemplo, não precisarão fazer parte dos problemas do e-commerce. E por isso é uma das vantagens do Cloud Computing, pois assim você conseguirá focar no core business da empresa, isto é, na alma do negócio.

Além disso, destinar mais capacidade intelectual ao projeto pode ser um grande diferencial para inovação de produtos, solução de desafios, propostas de marketing, crescimento da empresa em si e muito mais! Como pode ver, são vários os benefícios do Cloud Computing.

Com o Cloud Computing a segurança é trabalho dos especialistas

A internet trouxe inúmeras facilidades para o dia a dia de pessoas e empresas. Mesmo com tantos benefícios, ela apresenta também seus desafios: a proteção contra ataques virtuais, em especial no ambiente corporativo. Para isso, contratar mão de obra especializada em TI pode não ser a solução ideal para sua e-commerce em termos econômicos, já que isso eleva o custo fixo do projeto.

Ao contratar serviços de Cloud Computing para seu e-commerce, sua empresa está terceirizando os serviços de segurança, passando esse trabalho para a empresa provedora da infraestrutura em nuvem. Além disso, o projeto passa a contar com profissionais focados na segurança 24 horas por dia, 7 dias por semana, pois ela é monitorada em tempo integral pela empresa prestadora do serviço em nuvem.

Assim, percebemos mais uma importante vantagem na relação entre Cloud Computing e E-commerce: segurança especializada. Não que você não possa cuidar da segurança do seu site, mas deixar com profissionais é bem melhor, não acha?

O Cloud Computing ainda te dá a liberdade de acessar as informações do seu e-commerce de qualquer lugar do mundo, precisando apenas de conexão com internet, um computador ou um dispositivo móvel compatível com a tecnologia. Caso precise recuperar um dado ou informação, basta acessar a sua conta no sistema contratado.

Com o Cloud Computing você terá equilíbrio entre oferta e demanda de tecnologia

Como usuário, inevitavelmente em algum momento você já visitou algum site lento, certo? Esse problema chato acontece, geralmente, porque o servidor onde o site está hospedado não oferece capacidade compatível com o número de visitantes acessando o serviço em determinado momento.

Essa situação de site lento pode ser ainda pior em momento de pico, ou seja, um grande número de acessos simultâneos ao mesmo site. Em e-commerces isso é comum de acontecer em promoções ou data sazonais, como Natal ou Black Friday, por exemplo, assim prejudicando a experiência do usuário e assim fazer com que ele desista da compra em seu site ou pior: comprar com seu concorrente.

O Cloud Computing se mostra um aliado dos e-commerces diante de situações como essa, porque ele tem em si a característica da flexibilidade. Em suma, os serviços de computação na nuvem, de forma escalável, adequa a oferta do servidor à real demanda de acessos, não deixando que o site fique lento ou saia do ar. E faz isso sem cobrar muito a mais pelos serviços.

A harmonia da relação entre cloud computing e e-commerce produz importantes vantagens para sua empresa obter vantagens competitivas em relação aos concorrentes. Quem é dono de negócio sabe como isso é essencial para a sobrevivência de uma empresa.

Conclusão

Você viu neste artigo como o Cloud Computing pode ser importante para um e-commerce, já que ele é capaz de dar liberdade ao gestor da empresa de focar no negócio, pode ainda deixar a segurança com quem realmente entende e poderá agir em caso de ataques, além de ter escalabilidade a ponto de entregar equilíbrio entre oferta e demanda de tecnologia.

Espero ter te ajudado a entender mais sobre a relação entre o Cloud Computing e e-commerce. Qualquer dúvida não exite em comentar abaixo.

Até a próxima.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Entenda mais a importante relação entre Cloud Computing um e-commerce
Share this