/ cloud server

Mautic vence prêmio de Melhor Solução de Automação de Marketing

Mautic foi lançado em 2014 e, em poucos anos, se tornou uma das soluções de Automação de Marketing preferidas do mercado. Esse ano, a plataforma foi a vencedora do prêmio de Melhor Solução de Automação de Marketing, segundo o site CMS Critic, site especializado em avaliações de ferramentas web (para visualizar todos os vencedores de todas as categorias, acesse: https://www.cmscritic.com/awards/).

Mautic é uma plataforma de Automação de Marketing lançada em 2014, fundada por David Hurley, com estrondoso sucesso em poucos anos. É considerada a primeira plataforma de Automação de Marketing gratuita e de código aberto e foi criada, segundo seus desenvolvedores, para prover igualdade, dando chances para que cada pessoa ou empresa possa crescer seu negócio. Fato interessante é que Hurley, antes de fundar o Mautic, foi Gerente de Comunidade de outra plataforma de bastante sucesso na web, o Joomla (para saber mais sobre Joomla, clique aqui). Por ser de código aberto, o software é 100% personalizável, atendendo às necessidades específicas de seus usuários. Assim, você pode adequar a plataforma à sua empresa, ao invés de se preocupar em adequar sua empresa e seus processos internos à plataforma.

Antes de falar sobre as funcionalidades do Mautic, é interessante esclarecer o que é uma plataforma de Automação de Marketing. Essas plataformas foram criadas para poupar tempo, eliminar erros e aumentar a eficiência daqueles que buscam realizar marketing através de várias plataformas. Assim, o que antes era feito por diversas pessoas e envolvia vários passos, agora pode ser feito por menos gente, através de um processo automatizado.

Como o objetivo da plataforma é democratizar a automação de marketing, o processo de configuração é feito em apenas 3 passos e finalizado em menos de 5 minutos, sem a necessidade de que o usuário saiba programação. A plataforma possibilita que as empresas construam campanhas voltadas para as redes sociais, buscando engajar usuários. É possível construir uma lista de possíveis clientes através de menções em redes sociais, hashtags, palavras-chave e mais. Assim, o usuário pode utilizar as redes sociais não apenas como uma forma de divulgar sua marca, mas também como um instrumento para descobrir novos clientes em potencial. Além disso, a plataforma possibilita que o usuário tenha acesso a informações sobre o comportamento daqueles que visitam seu site, veja o número de visualizações em uma página e o tempo gasto no site, além de interesses específicos dos visitantes.

Uma das funcionalidades mais consagradas do Mautic tem a ver com sua função de Email Marketing. Através da ferramenta, é possível criar campanhas de email específicas para determinados usuários, segmentando o que é enviado para cada tipo de visitante. A ferramenta de Email Marketing do Mautic também possibilita que os usuários acessem o número de emails abertos e rastreiem cliques. Além do Email Marketing, outras funcionalidades importantes da plataforma incluem:

  • Criação rápida e simples de formulários, para a coleta de informações e criação de segmentações;
  • Criação rápida e simples de campanhas, com definição de ações a serem realizadas pelos usuários;
  • Acesso a relatórios sobre cada uma das campanhas criadas.

Segundo o próprio David Hurley, o Mautic foi criado como uma ferramenta com o objetivo de colocar o poder do marketing nas mãos de qualquer um. A julgar pelo grande sucesso da plataforma em apenas 3 anos, é possível dizer que a plataforma vem conseguindo empoderar pessoas, pequenos negócios e demais empresas em criar campanhas mais efetivas, economizando tempo e dinheiro.

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Mautic vence prêmio de Melhor Solução de Automação de Marketing
Share this