/ cloud server

Joomla vence prêmio de Melhor CMS

Joomla é um CMS (sigla em inglês para Sistema Gerenciador de Conteúdos) lançado em 2005, sendo responsável por rodar aproximadamente 2 milhões de sites.

A plataforma acaba de vencer o prêmio de Melhor CMS do mercado em 2017, segundo o site de críticas especializadas CMS Critic (para visualizar todos os vencedores de todas as categorias, acesse: https://www.cmscritic.com/awards/.

Essa é a terceira vez que a plataforma vence o prêmio de melhor CMS pela CMS Critic, após vencê-lo também em 2015 e 2016.

Uma das características principais da plataforma é a sua facilidade de uso, podendo ser usada por quem não possui conhecimentos sobre programação ou não pode pagar por um desenvolvimento especializado.

A plataforma é baseada na linguagem PHP, a mais utilizada por sites em todo mundo e armazena seus dados em bancos de dados MySQL, MS SQL e PostgreSQL.

Por ser de código aberto, Joomla se tornou um dos sistemas preferidos por desenvolvedores e sua comunidade cresce a cada ano.

Joomla fornece todo o “esqueleto” de site que seus usuários precisam para começar. Em poucos cliques, o usuário já pode começar a customizar seu site, seja um blog, uma revista ou uma loja online.

A plataforma possibilita que os sites sejam construídos a partir de padrões pré-definidos chamados templates. Cada template possui características próprias e foram desenvolvidos para suprir os mais diversos objetivos de quem está criando um novo site, seja ele um negócio, um blog ou um site corporativo.

Assim, ao escolher um template para seu site, o usuário pode facilmente modificar a cor, nome, menus e estrutura geral, sem que precise de conhecimentos de programação para isso.

Dessa forma, o usuário não precisará configurar login, criação e publicação de conteúdo, layouts e outras especificidades técnicas.

A maioria dos templates é gratuita, mas alguns sites comercializam temas mais complexos e elaborados, vendidos a 40 dólares em média.

Outra ferramenta de auxílio aos usuários que desejam criar um site são as extensões, aplicações que adicionam funcionalidades aos templates.

Dentre as funcionalidades mais baixadas pelos usuários estão extensões para display customizado de imagens, display de posts em redes sociais, display customizado para artigos e geradores de popups.

Estima-se que atualmente existam mais de 10 mil templates e extensões disponíveis para Joomla.

Desenvolvido para facilitar e democratizar a construção de sites, Joomla conta hoje com mais de 1100 voluntários e versões em 65 idiomas.

Já que a plataforma é de código aberto, desenvolvedores criam novos templates, extensões e funcionalidades todos os dias, aumentando ainda mais a influência do sistema.

A plataforma destaca-se pela sua responsividade, design customizável e flexibilidade. Toda essa praticidade faz com que Joomla seja o segundo maior CMS do mundo, atrás apenas do WordPress.

Estima-se que a plataforma já tenha sido baixada mais de 85 milhões de vezes.

Com o crescimento estrondoso do alcance da internet nas últimas décadas e, por consequência, o aumento exponencial do número de pessoas conectadas, mais e mais pessoas e empresas vêem a necessidade (e oportunidade) de ter um site.

O sistema Joomla apresenta-se como uma das alternativas mais utilizadas por aqueles que querem ter um site rápido, seguro e responsivo, mas que não sabem programar ou querem reduzir custos e ganhar tempo.

Tiago Amaral

Tiago Amaral

Estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por escrita e redação, escreve e cria histórias desde sempre e se interessa por assuntos como futurismo, growth hacking e content marketing.

Read More
X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Joomla vence prêmio de Melhor CMS
Share this