/ pagespeed

Fique atento ao PageSpeed Insights

Quando se trata de internet, ninguém gosta de lentidão. A velocidade com que a tecnologia avança e grande variedade de opções na rede deixam os usuários ansiosos e ávidos por informação.

Se pessoas gostam de páginas rápidas, os robôs entendem isso e buscam atendê-las. Robôs? Os mecanismos de buscas, como o Google, possuem centenas de milhares bots que pingam de página em página avaliando diversos fatores - inclusive velocidade - de um site.

Isso funciona como um termômetro para poder decidir os sites que tem maior relevância para aparecer nas primeiras posições de pesquisa orgânica. O Google dá preferência àqueles que carregam rápido.

Para garantir o sucesso de um negócio na internet é preciso um estudo de mercado e estruturar um planejamento para aumentar a taxa de conversão pelo site.

Diversas pesquisas do Google e de outras empresas mostram que nenhum usuário espera mais que alguns segundos para o carregamento de uma página.

Também os sites que não possuem boa navegabilidade (sem menus, fotos informações ou botões demais) acabam com uma taxa de rejeição alta.

O fato é: se um site é lento, pode esquecer das conversões, os usuários não vão hesitar em sair no primeiro sinal de lentidão.

Aumentar o desempenho e velocidade de um site pode não ser uma tarefa fácil. Ter uma página de qualidade vai além de construir um endereço com um layout bonito.

O Google é o maior mecanismo de busca e uma das maiores plataformas de links patrocinados do mundo. Ele está interessado em sempre entregar a melhor informação ao usuário, e de maneira mais rápida e intuitiva.

Por isso é um grande incentivador de sites com ótima experiência para o usuário (UX) e com grande desempenho e responsividade.

Pensando em como ajudar as empresas a otimizarem as suas páginas e melhorar a taxa de rejeição dos visitantes ele criou o PageSpeed Insights

É possível melhorar a pontuação do PageSpeed investindo em melhorias no código HTML e até na redução de plugin, transformando a experiência do visitante fluida e segura.

Afinal, o que é o PageSpeed Insights?

O PageSpeed Insights (PSI) é ferramenta do Google focada na melhoria da velocidade de acesso a uma página web. Ela te entrega relatórios detalhados de pontos de atenção e otimização no site .

É uma ferramenta bem completa, além de te mostrar os pontos de suas páginas que as deixam lentas, ele te oferece sugestões de aperfeiçoamento de navegabilidade e UX como um todo. A avaliação é feita para dispositivos móveis e desktop.

Para consultar o andamento do seu site, basta você acessar o endereço da plataforma e colocar a URL do seu site na barra de pesquisa.

image--6--2

Ele vai te gerar um relatório final com tudo o que você precisa saber sobre seu site e o que pode estar dificultando a performance dele.

Esse relatório é composto pela pontuação e sugestões do que precisa ser corrigido ou otimizado. A pontuação varia de 0 a 100. Nele, o 0 é muito ruim e o 100 é excelênte.

Você notará que ele classifica os itens por ordem de importância, diferenciado pelas cores:

  • Vermelho: são os itens de prioridade máxima. Eles são os causadores da maior parte dos problemas de desempenho.

  • Amarelo: são os itens que seriam interessantes de serem alterados, desde que você tenha conhecimento ou que não vá fazer diferença nas suas estratégias.

  • Verde: significa que aquele item está funcionando de forma adequada.

É importante ressaltar que o PSI é uma ferramenta que avalia, principalmente, os atributos do front-end. Por exemplo, as imagens, Java Script, CSS e outros, os pontos que afetam a navegabilidade e a velocidade de carregamento das suas páginas.

A pontuação média da página

Para gerar a pontuação média de uma página, o PageSpeed Insights reúne os dados do relatório de experiência do usuário do Chrome. Dessa forma, ele consegue calcular o desempenho real dessa página e visualizar as deficiências.

De acordo com a pontuação que seu site está enquadrado, existem diferentes ações para serem tomadas. É muito importante que você conheça cada uma delas para poder avançar com segurança.

Cada página é singular e possuem suas particularidades. Por tanto os itens que se aplicam a uma, nem sempre vão se repetir para todas.

A pontuação geral de velocidade dividida entre:

  • Boa: quando a maioria das práticas recomendadas de desempenho são aplicadas à sua página, e o espaço disponível para outras otimizações é pequeno. A pontuação é 80 ou mais.
  • Média: algumas otimizações comuns de desempenho não foram aplicadas à página, e o espaço disponível para otimização é médio. A pontuação da página fica entre 60 e 79.
  • Ruim: a página não foi otimizada e há muito espaço disponível para otimização. A pontuação da página fica entre 0 e 59.

Pontuação Ruim no PageSpeed

Se sua página se encontra nessa categoria, significa que ela não possui otimizações ou códigos adequados para ela performar satisfatoriamente.

Além de códigos e otimizações, a experiência do seu usuário não está boa. Isso significa que a taxa de rejeição está bastante alta.

Alguns fatores comuns para sites nessa situação são imagens pesadas e não comprimidas, demora no tempo de resposta do servidor, falta de CDN, problemas de CSS e JavaScript, não utilização de cache e minificação de códigos.

Pontuação Média no PageSpeed

As questões dessa área de classificação são de dificuldade intermediárias, ou seja, problemas estruturais da página.

É possível que o problema se encontre no carregamento visível dos conteúdos ou na renderização de arquivos como os do JavaScript e HTML.

Pontuação Boa no PageSpeed

Se a página se encontra nesta área, significa que ela performa bem. Atingir os Por tanto, os 100% de pontuação é uma tarefa árdua e longa.

Por isso, os ajustes a serem feitos não são tantos e podem estar ligados aos códigos ou infraestrutura do seu site.

Como o PageSpeed impacta no seu negócio?

A rotina do dia-a-dia do seu usuário é muito acelerada e as pessoas tem pouco tempo livre, se tornando muito impacientes ao lidar com páginas na internet.

Hoje, 53% dos usuários de smartphones abandonam páginas que demoram mais de 3 segundos em seu carregamento. Além disso, o número de conversões cai em 12% para cada segundo que uma página leva para carregar.

A velocidade de carregamento da página é muito importante para os resultados do site, pois ela interfere diretamente em pontos essenciais que fazem toda a diferença no sucesso das estratégias da sua empresa.

A qualidade do PageSpeed afeta a experiência do usuário e, consequentemente, tem efeitos diretos nas taxas de conversão e na otimização para os mecanismos de busca.

A relevância do site perante aos mecanismos de busca diminui conforme a qualidade da experiência do usuário é prejudicada, levando seus cuidados de SEO pelo ralo.

Quanto mais lento for o PageSpeed do site, mais conversões sua empresa perde e maior será a taxa de rejeição, prejudicando todo os seus esforços anteriores!

Por isso, você deve se empenhar para conseguir uma alta pontuação do PSI e aumentar a velocidade do seu site!

Fique atento ao nosso blog que em breve disponibilizaremos mais conteúdos para te ajudar a alcançar uma boa pontuação de PSI.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Fique atento ao PageSpeed Insights
Share this