/ vps

VPS e Cloud Server: conheça a diferença entre eles

Quem trabalha com projetos na internet sabe a importância de ter uma boa hospedagem para seu site. Se você já viu seu próprio site fora do ar, entende que este é um dos piores pesadelos de empreendedores digitais, profissionais de TI ou suporte. E se você ainda não passou por isso, certamente é algo que deseja evitar, não é mesmo? Ultimamente, tem se falado bastante sobre VPS e Cloud Server, e é disso que vamos tratar neste artigo.

Apesar de ambos os termos representaram tipos de hospedagem de sites, contudo existem várias diferenças entre VPS (Virtual Private Server, em inglês ou Servidor Virtual Privado) e Cloud Server (computação em nuvem). Para escolher a opção em Cloud Computing mais adequada ao seu site, é preciso conhecer as principais características de cada um, bem como suas vantagens e desvantagens.

Essa definição pode influenciar bastante o sucesso do seu site ou aplicativo. Se o seu modelo de negócio é basicamente online, conhecer essas alternativas é ainda mais importante — e quanto antes você se familiarizar com elas, melhor.

Então, continue lendo este artigo e conheça os detalhes sobre VPS e Cloud Server. Dessa forma, não tem como errar na escolha! Confira:

Definindo o que é VPS e Cloud Server

O que é VPS:

A sigla VPS quer dizer Virtual Private Server ou Servidor Virtual Privado. Em outras palavras, VPS é um servidor dedicado dividido em várias partes, onde cada uma dessas partes atua como um servidor individual. Na prática, é uma única máquina rodando diversas aplicações web, como sites e softwares, mas que conta com espaços exclusivos para usuários.

O que é Cloud Server:

Como o nome já diz, o Cloud Server utiliza uma hospedagem na nuvem, o que significa que você não contará com uma máquina física. Nessa estrutura na nuvem, diversas máquinas físicas dividem os recursos, fazendo com que uma máquina assuma a carga da outra caso haja necessidade.

Vantagens e Desvantagens entre VPS e Cloud Server

Além de ambos servirem como Cloud Hosting, eles também atuam como servidores dedicados. Já a principal diferença, que fica clara, é que a hospedagem tipo VPS conta com uma única máquina física, enquanto o Cloud Server utiliza a nuvem (que, por sua vez, é baseada em diversas máquinas físicas).

A partir dessa diferença estrutural, há uma série de vantagens e desvantagens a serem considerados em cada opção:

Vantagens do VPS

  • Tanto o VPS como o Cloud Server são boas soluções para quem necessita de mais memória e processador, por exemplo, além do que uma solução compartilhada ofereceria;
  • Não existe troca de dados entre clientes hospedados no mesmo servidor, já que os arquivos são mantidos separados;
  • Se necessário, um servidor VPS pode ser reinicializado sem afetar os outros servidores.

Desvantagens do VPS

  • Quem utiliza é totalmente responsável pelas possibilidades de configuração e segurança;
  • Se o servidor físico falhar, todos os VPS que fazem parte dele falharão;
  • A performance do CPU pode ser afetada se outro VPS estiver com alta exigência;
  • O VPS não é escalável, ou seja, o armazenamento fica restrito ao limite físico do servidor. Se você atingir a capacidade máxima, terá que procurar novas opções, o que pode levar horas ou dias de migração.

Vantagens do Cloud Server

  • É escalável: você pode adicionar mais capacidade rapidamente;
  • É mais seguro : se um servidor falhar, os recursos são processados por outro servidor físico, sem sair do ar;
  • Cada cliente pode selecionar seu próprio sistema operacional, ao contrário da opção VPS;
  • Se outro cliente do sistema tiver um pico de acesso, a disponibilidade de recursos da hospedagem do seu site não é afetada.

Desvantagens do Cloud Server

É necessário bastante conhecimento técnico para fazer as configurações.

Mas afinal, VPS ou Cloud Server: qual é a melhor opção?

Quando estamos pensando nos negócios, praticamente não existe unanimidade na hora de comparar as duas opções — e, neste caso, não é diferente. A escolha vai depender das necessidades da sua empresa e dos seus projetos.

O VPS pode ser ótimo para sites ou aplicações que ainda estão começando — ou ainda não lidam com uma audiência tão grande — e que dificilmente sofrerão com grandes picos de acesso. Isso porque essa opção tende a ser um pouco mais barata. Apesar de oferecer vários benefícios de um servidor dedicado, o VPS não é tão custoso quanto uma hospedagem desse tipo costuma ser.

Já se o seu site utiliza muitos recursos ou tem um volume de acesso que varia de acordo com o tempo, o Cloud é a melhor opção justamente por ser mais flexível. A diferença de custo não será tão significativa e você terá mais estabilidade. Além disso, uma das grandes vantagens do Cloud Server para projetos em crescimento é a possibilidade de aumentar os recursos rapidamente, sem necessidade de fazer uma migração de servidor — isso só é possível porque esse modelo é baseado em várias máquinas diferentes.

A habilidade de elasticidade é um ponto bem positivo na tecnologia cloud, já que ela se adapta a cada tipo de negócio, dando liberdade ao usuário redistribuir desempenho que suas aplicações precisam. E aquelas pessoas que querem poder gerenciar com mais liberdade, há a opção de optar por uma Cloud Platform.

Se o seu negócio definitivamente não pode correr o risco de ficar fora do ar, sua decisão fica bem mais fácil: opte pelo Cloud Server. Quando o fato de ter que lidar com uma possível queda de servidor simplesmente não é algo negociável em um projeto, o Cloud Server realmente acaba sendo a melhor alternativa, pois com esse tipo de hospedagem você terá tranquilidade nesse ponto.

Conclusão

Como você pode ver, as duas opções de hospedagem são bastante interessantes. Ambas possuem mais pontos a favor do que pontos contra, sendo ótimas alternativas para organizações e profissionais que possuem projetos digitais. Cabe a empresa avaliar qual delas atende melhor às necessidades específicas — tanto no cenário atual quanto ao projetar cenários futuros.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender as diferenças entre VPS e Cloud Server. Use as informações citadas aqui para bater o martelo na hora de decidir qual tipo de hospedagem de site será utilizado nos seus projetos. Esse, definitivamente, é o tipo de escolha em que vale a pena se aprofundar para não ter dores de cabeça mais tarde.

Qualquer dúvida é só comentar abaixo. Até a próxima!

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
VPS e Cloud Server: conheça a diferença entre eles
Share this