VPS e Cloud Server: conheça a diferença entre eles?

Quem trabalha com projetos na internet sabe a importância de ter uma boa hospedagem. Se você já viu seu próprio site fora do ar, entende que este é um dos piores pesadelos de empreendedores digitais, profissionais de TI ou suporte. E se você ainda não passou por isso, certamente é algo que deseja evitar, não é mesmo? Ultimamente, tem se falado bastante sobre VPS e Cloud Server, e é disso que vamos tratar neste artigo.

Apesar de ambos os termos representaram tipos de hospedagem, existem várias diferenças entre VPS (servidor virtual privado) e Cloud Server (computação em nuvem). Para escolher a opção mais adequada ao seu site, é preciso conhecer as principais características de cada um, bem como suas vantagens e desvantagens.

Essa definição pode influenciar bastante o sucesso do seu site ou aplicativo. Se o seu modelo de negócio é basicamente online, conhecer essas alternativas é ainda mais importante — e quanto antes você se familiarizar com elas, melhor.

Então, continue lendo este artigo e conheça os detalhes sobre VPS e Cloud Server. Dessa forma, não tem como errar na escolha! Confira:

VPS: o que é?

A sigla VPS quer dizer Virtual Private Server ou Servidor Virtual Privado. Em outras palavras, uma VPS é um servidor dedicado dividido em várias partes, onde cada uma dessas partes atua como um servidor individual. Na prática, é uma única máquina rodando diversas aplicações web, como sites e softwares, mas que conta com espaços exclusivos para usuários.

Cloud Server: o que é?

Como o nome já diz, o Cloud Server utiliza uma hospedagem na nuvem, o que significa que você não contará com uma máquina física. Nessa estrutura na nuvem, diversas máquinas físicas dividem os recursos, fazendo com que uma máquina assuma a carga da outra caso haja necessidade.

Diferenças e pontos em comum entre os dois modelos

O principal ponto em comum é que ambos atuam como servidores dedicados. Já a principal diferença, que fica clara, é que a hospedagem tipo VPS conta com uma única máquina física, enquanto o Cloud Server utiliza a nuvem (que, por sua vez, é baseada em diversas máquinas físicas).

A partir dessa diferença estrutural, há uma série de vantagens e desvantagens a serem considerados em cada opção:

Vantagens do VPS

• Tanto o VPS como o Cloud Server são boas soluções para quem necessita de mais memória e processador, por exemplo, além do que uma solução compartilhada ofereceria;

• Não existe troca de dados entre clientes hospedados no mesmo servidor, já que os arquivos são mantidos separados;

• Se necessário, um servidor VPS pode ser reinicializado sem afetar os outros servidores.

Desvantagens do VPS

• Quem utiliza é totalmente responsável pelas possibilidades de configuração e segurança;

• Se o servidor físico falhar, todos os VPS que fazem parte dele falharão;

• A performance do CPU pode ser afetada se outro VPS estiver com alta exigência;

• O VPS Não é escalável, ou seja, o armazenamento fica restrito ao limite físico do servidor. Se você atingir a capacidade máxima, terá que procurar novas opções, o que pode levar horas ou dias de migração.

Vantagens do Cloud Server

• É escalável: você pode adicionar mais capacidade rapidamente;

• É mais seguro: se um servidor falhar, os recursos são processados por outro servidor físico, sem sair do ar;

• Cada cliente pode selecionar seu próprio sistema operacional, ao contrário da opção VPS;

• Se outro cliente do sistema tiver um pico de acesso, a disponibilidade de recursos da sua hospedagem não é afetada.

Desvantagens do Cloud Server

• É necessário bastante conhecimento técnico para fazer as configurações.

Mas afinal, qual é a melhor opção?

Quando estamos pensando nos negócios, praticamente não existe unanimidade na hora de comparar duas opções — e, neste caso, não é diferente. A escolha vai depender das necessidades da sua empresa e dos seus projetos.

O VPS pode ser ótimo para sites ou aplicações que ainda estão começando — ou ainda não lidam com uma audiência tão grande — e que dificilmente sofrerão com grandes picos de acesso. Isso porque essa opção tende a ser um pouco mais barata. Apesar de oferecer vários benefícios de um servidor dedicado, o VPS não é tão custoso quanto uma hospedagem desse tipo costuma ser.

Já se o seu site utiliza muitos recursos ou tem um volume de acesso que varia de acordo com o tempo, o Cloud é a melhor opção justamente por ser mais flexível. A diferença de custo não será tão significativa e você terá mais estabilidade. Além disso, uma das grandes vantagens do Cloud Server para projetos em crescimento é a possibilidade de aumentar os recursos rapidamente, sem necessidade de fazer uma migração de servidor — isso só é possível porque esse modelo é baseado em várias máquinas diferentes.

Se o seu negócio definitivamente não pode correr o risco de ficar fora do ar, sua decisão fica bem mais fácil: opte pelo Cloud Server. Quando o fato de ter que lidar com uma possível queda de servidor simplesmente não é algo negociável em um projeto, o Cloud Server realmente acaba sendo a melhor alternativa, pois com esse tipo de hospedagem você terá tranquilidade nesse ponto.

Como você pode ver, as duas opções de hospedagem são bastante interessantes. Ambas possuem mais pontos a favor do que pontos contra, sendo ótimas alternativas para organizações e profissionais que possuem projetos digitais. Cabe à empresa avaliar qual delas atende melhor às necessidades específicas — tanto no cenário atual quanto ao projetar cenários futuros.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender as diferenças entre VPS e Cloud Server. Use as informações citadas aqui para bater o martelo na hora de decidir qual tipo de hospedagem será utilizado nos seus projetos. Esse, definitivamente, é o tipo de escolha em que vale a pena se aprofundar para não ter dores de cabeça mais tarde.

Quer conhecer um pouco mais sobre Cloud Server?

Temos um ebook grátis tirando as principais dúvidas sobre a tecnologia:

1200x628 - FaceAds (55)

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
VPS e Cloud Server: conheça a diferença entre eles?
Share this