/ Infraestrutura

Como infraestrutura de site afeta o Marketing

Toda empresa precisa ter presença digital. Afinal, qual empresa de sucesso não tem pelo menos um site próprio? Independe de tamanho, local ou segmento, este é o fator comum para atingir o sucesso de um negócio.

O que muitas vezes uma agência digital não tem em mente é que qualquer tipo de alteração na infraestrutura de site, ou outras aplicações, afetam diretamente no esforço de comunicação e marketing.

Neste artigo, vou explicar como a infraestrutura de site, ou aplicação, impacta em praticamente todas as outras estratégias de comunicação.

Aspectos importantes para avaliar uma infraestrutura de site

Existem alguns pontos de infraestrutura de site que interferem nas ações de marketing. Eles são:

Performance e Desempenho: É de extrema importância que seu site seja otimizado e rápido. 40% dos usuários abandonam um site que demora mais de 3 segundos para carregar. O desempenho está diretamente ligado a capacidade de processamento do servidor, CPU, a quantidade de Memória RAM, rede de distribuição de conteúdo (CDN) e tamanho das imagens.

Tempo de disponibilidade: Pior do que navegar por um site com uma hospedagem instável, é navegar por um site que vive fora do ar. Os robôs das ferramentas de busca são ávidos em relação a sites que apresentam períodos de downtime. É comum um site perder posicionamento após uma queda. Agora, caso o seu site enfrente quedas constantes, você está sempre um passo atrás dos concorrentes.

Segurança: Pode parecer estranho, mas boas práticas de segurança podem fazer a diferença no carregamento dos sites, porque, previnem que os recursos dos sites sejam utilizados por terceiros. Vulnerabilidade e riscos de invasão, por hackers e malwares, podem trazer lentidão, instabilidade e, até mesmo, derrubar o site. É importante ter medidas de segurança, como o HTTPS/2.

Escalabilidade: este é um recurso exclusivo para hospedagem na nuvem. Ela é possibilidade de expansão dos recursos tecnológicos ou na capacidade de aumentar a quantidade de usuários em um determinado sistema de gestão. Ou seja, se seu site sofre quedas com picos de acesso, você consegue fazer temporariamente um upgrade de pacote para suprir a deficiência.

Ah o SEO…

Basta conhecer um pouquinho de marketing digital para já se apaixonar pelas vantagens do SEO (Search Engine Optimization. Este recurso é fundamental para o sucesso de um site. Um profissional da área sabe da importância do uso correto de palavras-chave, conteúdo relevante, meta descrição, velocidade no tempo de carregamento, etc.

Focando em otimizar o desempenho e velocidade de um site, é natural que as pessoas busquem plugins e outros recursos para melhorar a velocidade de carregamento da página. Mas você sabia que um dos principais fatores, senão o principal, que afeta o page speed é a infraestrutura da sua hospedagem do site? Se ela for de má qualidade, nenhum plugin, tema ou otimização serão suficientes para resolver este problema.

Seu site precisa ser rápido! Por isso, sua hospedagem precisa te fornecer a melhor performance e desempenho. Estes são um dos principais responsáveis pelo aumento da taxa de abandono, ou seja, os motores de busca interpretam esses dados e passam a considerar o site sem muita relevância para o público. A Disponibilidade é outro fator que os robôs dos mecanismos de busca também são sempre ávidos. É comum um site perder posicionamento após uma queda. Fique atento a segurança, este é um ponto muito latente pois qualquer falha nela desencadeia todos os outros pontos anteriores.

Campanhas de Ads

O Social e search advertisings fazem parte de estratégias de marketing para conectar consumidores e marcas, são veiculadas em redes sociais ou mecanismos de busca. Você fez o setup certinho de uma campanha, fez estudo de público, teste A/B com as artes e com os texto e o tráfego para o site foi um sucesso... Mas ela não converteu da forma que deveria? Talvez o problema não esteja no conteúdo da página ou na usabilidade e arquitetura de informação. O insucesso pode estar ligado a infraestrutura de site, ou à qualidade da sua hospedagem.

Provavelmente a sua performance e o seu desempenho estão prejudicados e o site não carregou rápido o suficiente ou não estava disponível (fora do ar) no momento que seu possível lead foi realizar uma ação importante na página. Ou o próprio browser bloqueou página pela falta de segurança, como o certificado HTTPS/2. A taxa de rejeição de uma página cresce à medida que um visitante encontra dificuldades em navegar pelo site, não encontrar o que procura ou se a página demora demais.

E-commerce

A taxa de compras na internet cresce cada dia mais. O mercado é promissor e os consumidores ávidos por produtos e promoções. Que seu site de compras precisa ser rápido e seguro é incontestável. Mas também é preciso que um cliente entre no seu site e consiga em poucos minutos identificar o item desejado e em alguns cliques efetuar a compra. Mas você sabe da importância da escalabilidade?

Supondo que você administra um e-commerce de cosméticos e o dia das mães se aproxima. Suas campanhas estão otimizadas e convertendo como nunca. Tudo o que você não esperava era isso se tornar um problema. O site tem um pico de acesso, seus servidores não dão conta da quantidade e cai durante vários minutos ou é criada a famigerada fila de checkout. Se a infraestrutura da hospedagem do seu site for escalável, em poucos instantes você faz um upgrade pelo tempo que for necessário e o site comporta o fluxo de acessos tranquilamente, evitando abandonos de carrinhos ou clientes em potencial que não conseguem acessar o site.

Algumas dicas para uma boa infraestrutura:

Você pode evitar dor de cabeça fazendo algumas otimizações na sua infraestrutura de hospedagem e oferecer o melhor do seu serviço e colher feedbacks positivos.

Otimize os recursos do seu servidor: existem algumas otimizações que fará com que seu site performe melhor. Utilize sempre MySQL, Apache, PHP, NGINX, otimizados e não se esqueça de excluir sempre os plugins que não estão sendo mais utilizados. Se o seu site seguir padrões como a minificação dos arquivos CSS, HTML e JavaScript, ele ficará mais veloz.

DNS redundante: garanta sempre um DNS redundante, pois se o seu primário falhar, você pode contar com o secundário para garantir a disponibilidade do seu site.

Tenha uma CDN: Com CDN você ganha segurança, velocidade, desempenho e Facilidade em lidar com tráfego alto.

Protocolo HTTPS/2: Você pode proteger os dados de clientes na internet tilizando o protocolo HTTPS. Esse protocolo garante que dados sensíveis não caiam nas mãos de pessoas mal-intencionadas

Limpeza do banco de dados: evite contas cheias, mantenha seu banco de dados sempre atualizado para evitar sobrecarga.

Por todos estes motivos, a infraestrutura de site deve ser parte integrante de uma boa estratégia de marketing. Invista em um boa hospedagem de sites., assim, você, ou seus clientes, contarão sites com ótima performance, estabilidade, segurança e escalabilidade. Você pode ter uma infraestrutura de ponta, otimizada para suas aplicações e gerenciada 24/7 com a Configr.

X

Cansado de perder tempo configurando servidores?

Com a Configr você tem tudo o que precisa para hospedar seus sites e aplicações de forma fácil, segura e automatizada.

Quero migrar meus sites
Como infraestrutura de site afeta o Marketing
Share this